Translate

28/04/2012

journal FI

música sempre me desperta. senti uma saudade imensa da frança. editar e publicar o journal que escrevia enquanto morava lá já estava criando teia na minha wishlist. 
peter e john me deram um empurrãozinho.


10/08/09
Ois bens!!

Então, como prometido (ou semi prometido) vim contar sobre minhas empreitadas (ou quase empreitadas) francesas! Cá estou em Paris, falando como uma portuguesa, porque aqui tem muito portugues. Mas também tem muito árabe, não da nem pra fazer aquelas brincadeiras de contar quantos a gente vê num dia! Tem muito indiano, muito brasileiro, muito americano, muito canadense, muito alemão, só não tem frances! Na verdade, eu acho que os franceses já se mudaram todos daqui e ninguém reparou ainda... se duvidar eles estão todos aí no brasil!

Bom, mesmo tendo grande maioria imigrante, ainda sobrou muita gente bonita! como tem gente bonita por essas bandas! todo mundo é bonito, o lixeiro, o pedreiro, o cara do super mercado, o mendigo, todo mundo que aí no brasil a gente fala afe, aqui a gente fala afe também, mas no outro sentido! As mulheres são lindas! As mais mal arrumadas - e elas põe cada roupa que nem parece que aqui é o pólo da moda - são lindas, descabeladas, sujas e rasgadas, porém lindas. Tomara que eu consiga descobrir esse segredo inato do europeu: como ficar lindo e descolado em qualquer circunstancia, hipotese ou situação!

E que situação. Venho descobrindo das piores maneiras que não sou mais uma turista. Subindo 30kgs de mala 3 andares acima, subindo compras, descendo lixo, esperando a roupa lavar, andando feito louca, suando em bicas, pegando 3 metrôs e bonde pra chegar em um lugar e descobrir que está fechado. Até porque aqui nada abre em dia nenhum! Ô lugarzinho preguiçoso! Abençoada seja brasilia que tem restaurantes e farmacias abertas nos sabados e domingos, porque aqui a política é beijos morra de fome e de doença que é menos um pro seguro social!

Em 4 dias de Paris, da Paris que todo mundo conhece só vi foi Versalles - que nem paris é - a Torre eiffel de um lugar maravilhoso que foi o Palacio Chaillot, que eu encontrei por motivos completamente diferentes: um festival de cinema ao ar livre, de graça, sem nem esperar a vista maravilhosa que eu estava prestes a descobrir, e a notre dame, que eu vi passando na frente com certa pressa.

Aqui se chega exausto em casa, que não da coragem de levantar o braço pra ler um livro. Aqui o dia voa, assim que você levanta já é de tarde, e quando você chega no lugar, já anoiteceu e quando vai dormir, já passa da 00h. Terrível!

Aqui também tem muito baby cor de rosa, papel higienico cor de rosa em caixinha já cortado, privada separada do resto do banheiro, muitas pessoas nas gramas fazendo piquenique, muita havaiana e muita padaria/café. E falando nisso, esqueçam o pãozinho frances do supermercado. Porque o pão frances de verdade é duro e seco! O misto daqui é duro e seco, tudo em termos de sanduiche é duro e seco!

Bom... então resumindo a história... de interessante, foi ver uma parte que eu ainda não tinha visto de versailles porque estava em reforma; o papel higienico engraçado; perceber minha falta de folego nas escadas diarias; ver um mooooonte de meninos skatistas de todas as idades e tamanhos tomar o saguão do metrô. Ah! e eu também levei uma pombada quando entrava numa loja de departamento. Eu literalmente quase fui atropelada por um pombo. Cheguei a sentir a asa dele na minha boca! ECA!

Além disso, tem o banheiro aqui do alojamento que eu to morando. O box é tão pequeno que se você fizer um movimento errado, desliga o chuveiro com o cotovelo. E se agacha, encosta um joelho em cada parede. Imaginou? Pois é, a partir de hoje, todo mundo beijando seu box, seu elevador, seu rolinho de papel higienico, seu carro e a empregada de casa!

Lógico, que eu reclamei pra burro, mas aqui tudo é lindo e ótimo, pelo menos por enquanto - ainda não deu muito tempo de dar tudo errado - as pessoas tem sido muito educadas - desmentindo aquele papo de que frances é grosseiro - e meu nariz tem funcionado melhor do que nunca! Uma maravilha respirar bem!

Então é isso pessoal, ta aí o email imenso que dá preguiça de ler e de escrever! Favor encaminha-lo pros queridos que não foram contemplados. Lembrem-se que meu aniversário ta chegando e eu vou passar ele sozinha! preciso de muito amor!
 
Para todos uma boa semana, um beijo, um queijo e um vinho frances!

Nenhum comentário:

Postar um comentário