Translate

10/06/2012

journal FIV

porque só aperta...


31/08/09
Ois amores!

Será que eu arrumo nomes suficientes que caibam bem no plural e no inicio desse email até o fim do ano? Bom... quem viver verá! ha-ha

Que foi que eu fiz essa semana? Essa pergunta está começando a ficar chata. Essa semana eu fui num lugar chamado Palácio de Tokio (traduzido) que deve ser legal. Deve porque quando eu fui não foi. Como assim? Assim que é um lugar de exposições, tipo um buraco urbano, antro de pessoas in, mas que eu dei um certo azar. A decoração do lugar era ótima, as duas lojinhas eram ótimas (uma de livros e postais - que eu me segurei pra não comprar todos - e a outra de coisas legais e caras que só as pessoas in E ricas compram, tipo toy arts gigantes, roupas e outros utensílios de casa que são mais divertidos do que práticos, realmente), o café também era ótimo. Só o banheiro que não era ótimo E a exposição que estava em curso. Primeiro que tinham duas, uma mais cara que a outra. Fui na mais barata, como uma boa brasileira, e talvez por isso tenha sido tão ruim. De qualquer maneira, a mais barata saiu quase de graça, graças à minha amada carta de estudante. Dica: quando pensarem em vir pra europa, não hesitem em fazer uma carteirinha de estudante. Se der pra mentir e fazer uma de estudante de arquitetura, melhor ainda! Enfim, a exposição que se dizia de arte contemporanea, era MUITO ruim. E pequena (ainda acho que eu perdi uma parte, porque não faz sentido um prédio tão grande, e tanto anúncio pra ver 1/2 duzia de coisas ruins). Pra vocês não acharem que eu sou exigente, me deparo com 3 pedaços de pedra. Curiosa, me aproximo do nome da obra: "Para diminuir as montanhas". Interessante. Abro a revista - que na verdade era o catálogo (por módicos 1 euro que eu me dei ao luxo de comprar, já que a entrada também tinha sido 1 módico euro) e leio a explicação, sim porque deve haver uma explicação para uma obra assim, tão contemporânea que se você olhar, você não entende, e veja só QUE originalidade, QUE visão desse artista, QUE futuro! O cidadão foi lá nos Alpes Gressoney, Cusna E Turchino, veja bem, o cidadão foi em 3 alpes, quebrou 3 pedacinhos de montanha, veja bem, 3 pedacinhos, um pedacinho de cada alpe, e expôs lá! Eu mereço? Não, deixa que eu mesma respondo: não, eu não mereço pagar nem módicos 1 euro por isso! Acho que se tivesse pagado 10 euros pra ver a exposição de fotografias da lua teria valido mais a pena! Enfim, além disso tinha uma geringonça que só funcionava em determinados dias e horarios e um pedaço de parede quebrada enfiado em outro pedaço de parede quebrada. Tinha também um auto falante ligado que tocava uma emissão de radio que falava uns nomes de umas pessoas, 3 tubos que de dentro saiam uns ruídos e as 2 coisas mais legais da sala: um monstro verde do pantano feito de brinquedos do mcdonalds e umas fotos de um cara dos anos 30 que juntava os soldados e fazia figuras humanas. Sabe? Daquelas gigantes? Que é um monte de gentezinha junta? Pois é. Era isso a exposição. Amada seja minha carta de estudante!

Na frente desse Palais de Tokio tem o museu de arte moderna de Paris que eu aproveitei a tarde e fui também, pra ver se eu me sentia menos mal de ter me dado tanto trabalho. É... não posso dizer não que me senti menos mal... mas foi por pouco. O lugar também era cheio de obras que se dizem de arte contemporanea, 99% delas MUITO ruins também. Algumas eram boas. E tinham outras de ashtishtas modernosh famososh como Matisse. Enfim, foi interessante, e o melhor, de graça. E no meio desses dois lugares estava o antro dos skatistas de paris. Uma praça com a fonte seca, cheia de meninos, jovens e tios caindo de skate. Caindo porque eles caem mais do que andam. Fiquei por lá. Do lado de umas senhorinhas no café. Tomei um sorvete azedo. Desenhei uns pombos. Fritei um pouco no sol. Não consegui perguntar pro homem onde era o lixo. Depois que o encontrei não consegui abri-lo. Mas foi bom.

Noutro dia me enveredei novamente por outro buraco urbano, e esse sim valeu a pena. Arrastei Karina + familia junto. Uma exposição de quadrinhos. Todos os originais do mickey, tim tim, superman, etc etc, tinha coisas do keith harring também, entre outras instalações e quadros divertidos. Muito bom mesmo, acho que vou voltar lá com mamis pra ver com mais calma as coisas. E o lugar também era ótimo.

Que mais? Ah no meio disso tudo chegou o amigo da minha mãe. O amigo ashtishta dela, o Kishe. Não, ele não é uma comida francesa. Ele é um artista plástico Japa/Brasileiro/Italiano. Credo, tudo isso? É meu amigo, quero ver fazer melhor. Ele ficou aqui em casa 2 dias com a mulher e os dois babies. Uma menininha japa e um menininho loiro. Não, ele não é filho do padeiro. É que a mulher dele é inglesa mesmo. Aí o baby loiro desembestava a falar em italiano comigo. Me pergunta se eu entendia alguma coisa? hahaha ô dó. Mas eles todos eram simpatississimos.

Fora isso eu fiz minhas unhas. Uma tarde só pra isso. Não se esqueçam, essa semana todo mundo beijando sua manicure! Ah e a parte importante: fui para minha segunda entrevista de emprego. ai que meda! O serviço era pra acolher as pessoas que assistem a certas emissões de uma rádio daqui. Trabalhim fácil. Pra isso fui assistir uma emissão. Muito legal! Como eles tem estrutura viu!? Aí, quase não teve entrevista. A tarefa era mesmo muito simples, era mais para o cara olhar para a minha cara e dizer se eu era bonita o suficiente para a imagem da empresa dele. Acho que não, porque ele falou que ia me ligar e ainda não ligou. O verdadeiro "beijos te ligo". Enfim, também descobri que todos os trabalhos que tenho procurado aqui não são remunerados. Tá vendo, europeu não é burro que nem a gente não! Eles sabem como resolver o "pobrema" deles. Estágio até 3 meses não precisa necessariamente ser remunerado. Só a partir disso é que você recebe alguma esmola. Vai fi, vai dar uma de espertão pra cima de europeu rico. Eles não pagam é nada, por isso mesmo é que são ricos! Aprende 3o mundo, aprende.

Aí como comentado no semanário passado, fui no show do Oasis. Quer dizer, fui e não fui, porque como os bem informados já devem estar sabendo, eles cancelaram o show. Na bem verdade, esse Oasis ta mais pra miragem mesmo, porque não existe mais. hahaha E EU ESTAVA LA!! Pros amigos não cobro nada pelo furo. Pois é. Fui no tal do festival. E foi MUITO bom! Fiquei chocada com essa historia da banda que acabou, achei muito engraçado. Devia ter comprado uma camiseta do festival só pra riscar o nome deles na parte de trás. Que mais? Conheci umas bandinhas novas muito boas, e outras antigas boas também, mas que eu não conhecia tanto; também conheci umas bandinhas novas ruins e outras antigas ruins também. Enfim, tinha de tudo. As top 5 foram: Madness, Mgmt, Just Jack, Vampire Weekend, Yann Tiersen.

Que mais? Ah sim, Darwin. Ele estava certo. As coisas evoluem. Tudo começou com meu primeiro amigo (nessa história a gente desconsidera a karina, pra ficar mais legal de contar). Meu primeiro amigo durou 1 dia. Um indiano. Sim, sim, esse mesmo, primo do Ghandi, e do Bahuan. O nome dele é Vasu Sunkara e eu o conheci no RU improvisado daqui (aquele do caixa mafioso). Ele veio puxar um papo comigo perguntando como estava meu almoço. Quase não entendi uma palavra do que ele disse porque tinha sotaque de americano. Ué, e tem indiano nos EUA? Mas lógico, tem indiano até na Globo, não ia ter nos EUA? Aí ele me perguntou "cei vé lei dêijôunêR?" Está escrito como se lê. Alguém já ouviu um americano falando frances? aí, visto que eu não estou muito exigente por aqui, comecei a conversar com ele. Simpatico e educado. Ça va. Ele até foi comigo no show de sexta. Foi pra ver o Oasis. Coitado. Massa! Meu primeiro amigo indiano! To longe dos nativos, mas vá lá. Aí no sábado, lá, já cansada do show, sento numa mesinha pra beber um copo d'água e o tio do lado puxa papo também. Meu segundo amigo durou 2 horas. E veja só, era portugueish! Começamosh a nosh falaire em portugueish meishmo. Simpático o tio. Chamado Miguel. Aí assishtimos à ultima banda juntosh. Faith no more. Maish olha que beleza, já evoluímosh em alguma coisa naum é meishmo? Do amigo indiano do outro lado do mundo fui pro amigo europeu pertinho de casa! Eu chego lá, eu chego lá. No terceiro dia, já um pouco desanimada, mamis me diz "você vai conhecer um frances! Hoje você vai conhecer um frances, a palavra tem poder!" Só faltou ela cuspir em mim pra dar sorte. e não é que Darwin e mamis estavam mancomunadamente certos? Lá pro meio da noite, sento eu de novo em outra mesinha, dessa vez pra saborear um biscoito, e o rapaz da frente puxa papo também, perguntando sobre a banda. Em pouco ele me convida para me juntar a ele e seus amigos. Em mais alguns minutos estou eu no meio de uns 5 franceses, todos nativíssimos, da terrinha do queijo e do vinho. Simpático o rapaz também. Quase chorei. Brinks. Ressaltei bastante que estou sozinha aqui, sem ter companhia pra nada que era pra ver se ele me adotava. vamos ver se ele me liga mesmo ou se o "beijos te ligo" é original da cultura francesa...

Bom, é isso. Resumão: o outono já chegou. As folhas estão douradas e caindo das arvores. Os dias estão frescos e o vento frio. Provei a teoria da evolução e a bíblia ao mesmo tempo. Minha playlist do itunes aumentou. Entrei em crise com a arte contemporanea. Minha mesa está entulhada de panfletos. Meu cartão de transporte venceu hoje.

Pros que ficam, pros que vão, pros que são

Nenhum comentário:

Postar um comentário